terça-feira, 8 de julho de 2008

UFMG na avaliação da CAPES.

Quatro cursos da UFMG sobem de conceito na avaliação final da Capes, entre eles a clinica médica da universidade, sexta-feira, 21 de dezembro de 2007, às 17h58
Quatro programas de pós-graduação da UFMG tiveram os conceitos revistos na 15ª Avaliação Trienal da Capes, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, após apresentação de recursos pela Universidade. São eles: Ciência da Computação, Clínica Médica, Engenharia de Produção e Filosofia.
O resultado final da avaliação, relativa ao período 2004-2006, foi divulgado ontem e pode ser consultado no site da Capes. No caso de todos os quatro cursos, o conceito final foi superior ao do resultado preliminar, divulgado em outubro. Os programas de pós-graduação em Ciência da Computação e Filosofia tiveram a nota aumentada de 5 para 6; Clínica Médica e Engenharia de Produção, de 3 para 4.
Com isto, dos 62 programas da UFMG que constam da lista da Capes, 15 obtiveram conceitos 6 ou 7, o que representa 24,2% do total. Outros 25 conseguiram a nota 5 (40,3%). Dezessete programas ficaram com conceito 4 e um recebeu a nota 3. A Universidade não teve cursos avaliados com conceitos 1 e 2.
Quatro casos fogem aos parâmetros da lista. Os programas de Antropologia, Ciências Agrárias e Construção Civil não passaram pela avaliação trienal por terem sido criados recentemente, mas receberam conceito 3, que é a nota de entrada, ou seja, necessária para que sejam autorizados a funcionar. Eles serão avaliados nos próximos três anos. O doutorado em Sociologia e Política também está na lista, com nota 4, mas não é mais oferecido.
A Capes dá notas de 1 a 7 para os cursos de pós-graduação. As notas 6 e 7 são para os programas que têm doutorado com nível de excelência e inserção internacional. A nota 5, a máxima para os cursos de mestrado, indica alto nível de desempenho.

Nenhum comentário: